Só mais um site WordPress

SITE ODISEO  |  IMPRENSA  |  FACEBOOK  |  YOUTUBE  |  TWITTER  |  LINKEDIN
Gaste sua energia, recarregue suas gadgets

Quando o assunto são os dispositivos móveis, algo que irrita e preocupa os usuários (em especial aqueles com alguma consciência ambiental) é o momento de recarregar os aparelhos.  Além dos fios antiestéticos e desajeitados (que já foram alvo de vários debates entre os odiseos), existe a questão mais profunda, a do gasto em energia elétrica.

Já comentamos aqui no blogue sobre alguns dispositivos para recarregar notebooks, celulares e afins de modo mais sustentável,  mas temos que admitir que a maioria ainda é pouco prática e requer um tempo que os usuários certamente preferem usar para fazer outras atividades. No intuito de encontrar soluções mais práticas, estive pesquisando sobre o assunto, e encontrei uma inovação interessantíssima, apesar de não tão recente (a ideia em si é de 2011).

A novidade em questão vem do Quênia, na África (o que mostra países em desenvolvimento se destacando na concepção de tecnologias alternativas), e foi concebida por Anthony Mutua, de apenas 25 anos.

Anthony criou um chip ultrafino de cristais que carregam dispositivos móveis através da utilização da energia cinética. Conectado a sola do calçado, esse chip de cristais é capaz de converter a  energia proveniente da pressão que é feita com os pés em eletricidade para dar carga aos aparelhos, o que também acaba incentivando o saudável hábito da caminhada.

Existem duas maneiras de carregar: na primeira modalidade, mais indicada para celulares e smartphones,  um cabo sai do tênis e vai até o bolso do usuário, carregando o aparelho simultaneamente com a caminhada. Mas também há a opção (ideal para aparelhos maiores, como tablets e notebooks) que é carregar o dispositivo depois de uma caminhada, já que o chip tem a capacidade de armazenar energia. A segunda opção já está sendo produzida em massa e é capaz de carregar vários aparelhos ao mesmo tempo.

O chip deverá custar por volta de U$45,00 e terá 2 anos e meio de garantia, além de poder ser usado em qualquer tipo de calçado. No vídeo acima, o próprio Anthony fala sobre a invenção, assistam.

 

Uma resposta a “Gaste sua energia, recarregue suas gadgets”

  1. Lais Vivan disse:

    Genial!
    Gosto dessa iniciativa, é pratico, sustentável e com certeza atende a necessidade de muitos. E alias nem achei que está caro… Quando será que vão lançar de fato? Adoraria testar um desses!

Deixe uma resposta