Só mais um site WordPress

SITE ODISEO  |  IMPRENSA  |  FACEBOOK  |  YOUTUBE  |  TWITTER  |  LINKEDIN
Apresentação na ACDE Joven, a Sustentabilidade na era da colaboração

Post por Ernesto van Peborgh, tradução & adaptação por Fernando Jesus

Recentemente, apresentei algumas ideias do livro “Redes” – publicado há pouco no Brasil – na jornada anual da ACDE joven.

Os objetivos do debate buscavam entender o conceito de sustentabilidade, traçar um quadro da urgência exposta por este problema, e revisar algumas das soluções que vão surgindo mundo afora, a partir de exemplos de pessoas que encontram um propósito em suas vidas: o de modificar modelos e conceitos pré-estabelecidos para gerar mudanças pragmáticas e soluções inspiradoras.

O quadro argumentativo da apresentação abarcou o conteúdo exposto em apresentações anteriores (TEDx Nike): como o surgimento das novas mídias pode nos conduzir ao desenvolvimento sustentável. As mudanças produzidas pelas redes sociais, em todas as camadas da sociedade, e fundamentalmente em nossas vidas cotidianas, afetam nossa maneira de trabalhar, nos comunicar, nos relacionar e aprender.

Analisamos o significado do conceito “sustentabilidade” a partir de diferentes perspectivas, mas, sobretudo a partir da necessidade da tomada de consciência e de como “o entendimento é 50% da solução”.

 Descrevi o trabalho realizado por nós na Viagem de Odiseo, nossa busca por novas ferramentas de organização cognitiva, que nos permitam desenvolver soluções integrais  e novas formas de coordenação e cooperação comunitária.

Traçando um paralelo entre o  Titanic e o estudo do Stockholm Resilience Center, procurei mostrar como nossa espécie deu início a um  período denominado Antropoceno, e avança exponencialmente sobre os limites do planeta para sustentar a vida.

O fechamento consistiu em demonstrar como uma nova geração de jovens encontra na Rede  seu modo de organização mais adequado. Nessa trama, sem centro, sem limites definidos, sem hierarquias, conseguem potencializar suas vozes e vontades, e a partir dali avançam sobre a realidade, modificando-a e impulsionando mudanças revolucionárias nos modelos atuais..

PS: tocamos também em alguns temas adicionais durante as P&R, Peak oil e o impacto econômico de uma economia pós combustíveis fósseis. A quem possa interessar, recomendo este video ( There’s No Tomorrow (peak oil, energy, growth & the future) como fomentador de ideias e debates. 

Deixe uma resposta